Primeira participação de Angola no Seafood Expo Global de Bruxelas

O grupo empresarial SFT Angola que processa peixes diversos, representou Angola na 28ª edição da feira que se realizou em Bruxelas, Bélgica de 07 a 09 de Maio.

Luanda /
10 Mai 2019 / 17:08 H.

O grupo angolano representou Angola, que participa pela primeira vez no Seafood Expo Global, o maior e mais prestigiado evento de frutos do mar do mundo. “Expor na Seafood Expo Global / Processamento de Frutos do Mar Global é a melhor ocasião para Angola colocar-se no mesmo patamar entre os principais compradores de frutos do mar ávidos por fazer contactos com empresas”, disse um expositor em entrevista a uma cadeia de televisão local.

Mais de 29 mil profissionais de frutos do mar participaram desta edição. Nenhum outro evento comercial se compara a este em termos de fomento e desenvolvimento de negócios no mercado global de frutos do mar.

O Seafood Expo é um evento que reúne em 70 pavilhões nacionais e regionais a presença de 78 países expositores e comparecem visitantes de 150 países compradores. Os participantes incluem proprietários, gerentes de compras, gerentes de catering, compradores de programas de marca própria, equipamentos, de embalagens e retalhistas, entre outras entidades em que se inclui: Companhias Aéreas, Bar/clubes, Linhas de cruzeiro, Distribuidores de fast food, Governos/militares, hospitais, hotéis, importadores/exportadores, fabricantes, processadores, resorts, restaurantes, escolas, supermercados e grossistas.

Prémio de Excelência de Frutos do Mar 2019

O Grupo Viciunai, da Bélgica, e a Kingfish Zeeland BV, da Holanda, conquistaram os prémios Seafood Excellence Global de 2019, na Seafood Expo Global.

O prémio principal de Melhor Produto de Retalho foi dado ao Grupo Viciunai por sua entrada, Surimi Noodles Wok Style, uma refeição conveniente em sua própria marmita recheada com macarrão de surimi, vegetais chineses e um molho de esmalte coreano. A Kingfish Zeeland BV ganhou o grande prémio de Melhor Produto HORECA (hotel / restaurante / catering) pelo seu Yellowtail Holandês. Sustentado de forma sustentável sem antibióticos, este peixe pode ser servido cru ou cozido como uma alternativa ao atum e espadarte.

Também foram entregues quatro prémios especiais Seafood Excellence Global: O prémio de Health & Nutrition foi apresentado ao Guacamole com Fresh Spirulina da GlobeXplore - Algae. Golden Fresh Sdn Bhd ganhou o prémio de Conveniência por seu camarão em molho de coco Hor Mok Thai. Pela inovação foi premiada a Surimi Noodles Wok Style do Viciunai Group, e a St. James Smokehouse (Escócia) Ltd. foi premiada pela Retail Packaging por seu Saint Pure Salmon.

Sobre o grupo SFT Angola

O grupo empresarial SFT Angola actua há 20 anos no sector das pescas e pretende, começar a exportar a tilápia (vulgo cacusso) para outras paragens do mundo, ainda este ano.

Em 2017, o grupo SFT Angola produziu cerca de 75 mil toneladas de peixe nacional e importado. Este ano a cifra pode aumentar para 120 mil toneladas. A SFT actua nos mares de Luanda, Benguela e Namibe, o Grupo possui acima de 80 trabalhadores. Até 2022 ambiciona produzir cerca de 350 mil toneladas de pescado diverso, estando para tal, a construir um entreposto comercial para 20 mil toneladas de peixe em Malanje.