Brexit: votação marcada para 15 de janeiro

Os deputados do parlamento britânico vão votar o acordo de Theresa May pelo Brexit na próxima terça-feira, 15 de Janeiro, confirmaram fontes do Governo esta segunda-feira, de acordo com a “BBC”.

07 Jan 2019 / 14:58 H.

O voto da Câmara dos Comuns foi cancelado no mês passado pela primeira-ministra, que enfrentava na altura uma possível derrota, mas as mesmas fontes garantiram ao canal televisivo britânico que a votação não será adiada novamente.

Mais de 200 deputados já assinaram uma carta para Theresa May, pedindo-lhe para descartar a possibilidade um Brexit sem compromisso. O acordo da primeira-ministra que abrange os termos da saída do Reino Unido e o quadro de futuras relações com a União Europeia, já foi acordado com os líderes da UE, mas precisa de passar por uma votação dos deputados antes de ser aceite.

O Reino Unido deverá deixar a UE a 29 de março de 2019. O Partido Conservador de Theresa May conta com uma maioria no Parlamento, que já disse não apoiar o acordo. Contudo, o ministro do Brexit, Kwasi Kwarteng, rejeitou as sugestões de que o Governo aceitou que perderia a votação da próxima semana e estava a planear voltar a Bruxelas.

“O plano é ganhar a votação na terça-feira, ou sempre que ocorrer”, disse Kwarteng ao programa “Today”, da “Rádio 4 da BBC”.