Universidade Católica de Angola promove feira académica

Por Mateus Maquiadi

mateus.maquiadi@mediarumo.co.ao

Esta edição da feira académica designada Semana da FAUCAN será marcada com a presença de um número maior de empresas comparativamente as 20 que apareceram no ano passado, apurou o jornal Mercado junto do coordenador da feira, Venceslau Correia Jones. O evento será preenchido com várias actividades, desde palestras, conferências, exposição de empresas em stands para comercializar e divulgar os seus produtos e serviços, bem como uma mostra do trabalho realizado pela FAUCAN durante todo o ano.

“As palestras e conferências serão interactivas e terão o objectivo de inspirar e motivar a comunidade académica, através da história e experiência de outras pessoas, a usar o seu potencial intelectual para ajudar, simultaneamente, no crescimento e desenvolvimento da sociedade, criando projectos inovadores”, sublinhou o coordenador.

Estas palestras, segundo a fonte, irão proporcionar aos estudantes a componente de visão futurística, agrupada ao conhecimento académico de cada estudante. A Associação dos Estudantes da Universidade Católica de Angola (AEUCAN) realizará a 2.ª edição da feira em Setembro do ano em curso e conta com o financiamento de 12 milhões do Banco Angolano de Desenvolvimento (BAD). Devido ao maior número de empresas que vão participar neste ano, Venceslau acredita que a adesão será comparativamente maior que a do ano passado, que registou a presença de 20 empresas e um fluxo diário de 100 pessoas durante toda a semana.

Outras áreas de actuação

O novo departamento da Universidade Católica de Angola (UCAN), para além da realização da Semana da FAUCAN, trabalha noutras actividades. Neste momento estão a decorrer as oficinas pedagógicas, que dão a possibilidade de aplicar a ciência aprendida dentro das salas de aula. A oficina pedagógica é realizada de acordo com as especificidades de cada faculdade. A título de exemplo, os estudantes do curso de Direito aprendem a fazer a petição inicial, contestação, consultoria jurídica nas oficinas. Em 2018, as oficinas pedagógicas registaram um total de 300 inscrições comparativamente às 200 do ano passado.

Os debates universitários já foram realizados neste ano, e em termos de adesão os números deste ano são iguais aos do ano passado. Neste ano houve a participação activa de 12 equipas compostas por três estudantes cada, com um treinador, com três adjudicadores em cada mesa e com as 150 pessoas que lotaram o salão nobre da universidade. A 2.ª edição dos debates provinciais está a ser preparada e contará com a participação de 15 universidades. No entanto, no ano passado, a FAUCAN realizou o provincial com apenas oito universidades. Uma outra área de actuação é o concurso de investigação científica “Sociedade na Universidade”, que tem o objectivo de trazer a sociedade para a universidade, no sentido de recriar a dinâmica de identificação das situações, causas e formulação de soluções para problemas económicos, políticos,socioculturais, ambientais, tecnológicos, jurídicos e fiscais. No entanto, neste ano, este concurso não vai arrancar por falta de preparação, mas no ano passado participaram seis equipas inscritas, e cada equipa foi composta por seis estudantes.

Comentários