Toyota atinge lucro recorde no 1.º trimestre do ano

No período de abril a junho, a fabricante japonesa conseguiu aumentar seu lucro líquido em 7,2% para chegar a 657,306 biliões de ienes, o maior valor registado nesse período, segundo os resultados trimestrais divulgados recentemente pela Toyota.

De acordo com a multinacional, os números devem-se ao aumento nas vendas globais de veículos de 0,95% no ano, para 2,215 biliões de unidades, incluindo outras marcas do Grupo Toyota, como as subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motor.

No entanto, durante o período acumulado de janeiro a junho, a Toyota estava atrás do grupo alemão Volkswagen e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em termos de volume de vendas. A aliança franco-japonesa vendeu 5,54 milhões de carros em todo o mundo no primeiro semestre, mantendo a liderança global pelo segundo ano consecutivo, e acima dos 5,52 milhões de unidades conseguidas pela Volkswagen e dos 5,22 milhões da Toyota.

Estima-se que o seu lucro líquido cairá durante o ano em curso 15% para 2,12 biliões de ienes (16.374 milhões de euros), enquanto o lucro operacional diminuirá em 4,2% para 2,3 biliões de ienes (17.765 milhões de euros). A facturação de vendas deverá cair 1,3%, para 29 triliões de ienes (224.012 milhões de euros), de acordo com as previsões da Toyota, que são baseadas nas tendências atuais do mercado e nas taxas de câmbio entre o iene, o euro e o dólar.

 

 

Comentários