BNA realiza hoje segundo leilão de divisas de Setembro

O Banco Nacional de Angola (BNA) realiza esta quarta-feira, o segundo de oito leilões de divisas previstos para o mês de setembro, com os quais pretende colocar 700 milhões de dólares (605 milhões de euros) nos bancos comerciais.

De acordo com informação do banco central angolano, o “montante, moeda e finalidades” serão anunciados aos bancos comerciais nas 24 horas que antecedem a realização de cada leilão.

No primeiro leilão de setembro, o BNA colocou, esta segunda-feira, em duas sessões, cerca de 110 milhões de euros nos bancos comerciais, para cobertura de operações gerais e abertura e confirmação de cartas de crédito, com o objetivo de assegurar a importação de mercadorias diversas.

O atual modelo de leilões de divisas entrou em vigor a 09 de janeiro, com a taxa de câmbio oficial a ser formada com base nas propostas dos bancos comerciais.

Desde a introdução do novo regime de leilões pelo BNA, o kwanza angolano já acumula uma depreciação de 42,8%, face ao euro.

No modelo cambial anterior, até 09 de janeiro, a cotação era fixada diretamente pelo BNA, com o kwanza indexado ao dólar norte-americano, mas passou então a ter a moeda europeia como referência para o mercado nacional.

Estão previstos leilões de divisas pelo BNA para os dias 10, 12, 18, 20, 24 e 26 de setembro.

 

Comentários